quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Serie A Criatura 2/28


Apostila 02

A CRIATURA


Pudemos compreender, da apostila anterior, que todos os sistemas de galáxias existentes no Universo são conglomerados estelares administrados e vivificados por Seres Arcangélicos. A essa organização administrativa chamada de hierarquia demos o nome de Colegiado da Galáxia. Uma vez assim compreendido, vamos agora de encontro às questões relacionadas ao sistema planetário de que a Terra faz parte.
Antes, porém, queremos lembrar que a vida é um constante evoluir. Esse constante evoluir, para acontecer, exige o continuado desdobrar das criações. Ou seja, não pode existir a estagnação. Qualquer que seja o nível evolutivo que um indivíduo se encontre, dos mais inferiores aos altamente categorizados que se conheça, sempre haverá algo de maior a que ele tenha de se dispor a fazer.
Desta forma, as galáxias são os ninhos desse desdobrar de ações nos vários planos de variadas densidades da matéria. Dentro de seus limites há um constante transformismo.
A figura ao lado traduz essa movimentação. Temos o que podemos chamar de energia informe, que vem de ser o princípio de todas as coisas. João, o evangelista, dá a esse princípio o nome de o VERBO DIVINO. Allan Kardec denominou-o de Fluido Cósmico Universal. Helena P. Blavatsky apoiando-se na nomenclatura sânscrita chamou-o de Fohat. André Luiz, tratando desse mesmo princípio nas suas manifestações em nosso universo chamou-o de Luz Coagulada.
A figura, portanto, mostra que do princípio único desdobram-se, sob a ação das arcangélicas criaturas, as mutações da massa primordial, tomando densidades e formas diferentes que vêm de compor cada plano distinto de vida. Nesses planos há um fervilhar de transformações. Por exemplo, ao nível da matéria do plano em que a Terra se situa, dentro dos limites da Via Láctea, estrelas se formam, estrelas se desintegram. Vidas que nascem, vidas que morrem. Mas nada se perdendo, e tudo se transformando. Os átomos que formam as estrelas são os mesmos que formam nosso corpo físico. Tudo ocorrendo como meta de trabalho evolutivo. Tudo como forma de proporcionar ao indivíduo ambiente e recursos onde ele possa empregar do que já sabe, e, principalmente, avançar e dominar sobre novas descobertas. Enfim, subir mais um degrau evolutivo.
Portanto, a vida é um constante renovar, é um constante descobrir. Essa informação vem nos contar que o Universo e, por conseqüência, cada galáxia que o compõe, não se acha inteiramente concluído em sua construção. Como imaginamos que nunca estará. E a Via Láctea, o nosso bairro dessa imensa cidade cósmica, está na mesma situação: inconclusa. Muito já se fez; muito está por fazer.
E´ aí que entra na cena cósmica de nossa vida a formação de nosso sistema planetário. As arcangélicas criaturas que compõem o Colegiado da Galáxia, por alguma razão que foge às possibilidades de nossa compreensão, decidem que um novo sistema planetário deve ser formado.
Analisam mapas desse gigantesco aglomerado de mundos e determinam o espaço interestelar a ser ocupado pelo novo sistema.
Para visualizarmos tão imponente designação, e apenas para fins de nosso estudo, e só para isso, no desenho da figura 02B, indicamos pela letra "Z" a região da Via Láctea na qual surgiria o novo campo de vida.
Uma vez determinadas as linhas gerais do novo conjunto planetário, as excelsas criaturas do Colegiado da Galáxia escolhem os elementos que irão dirigir e orientar a gigantesca tarefa.
Tudo isso nos parece fantástico e inverossímil, porém, esta visão não é nossa. Nossa é só a interpretação de várias informações contidas nas literaturas que citamos na bibliografia. E dentre uma delas faremos referência a trecho do livro DEVASSANDO O INVISÍVEL, autoria de Yvonne A. Pereira, editado pela Federação Espírita Brasileira, páginas 33, 34 e 37, onde a autora conta das sociedades que administram a vida no cosmo.
Ela detalha, com rara riqueza de informações, das poderosas mentes que se juntam para exercitar no manuseio dos fluidos e, dessa força motriz formada pela associação das mentes, tornar realidade a planificação de criação das esferas estelares e planetárias.
Esferas estelares e planetárias que ela chamou de "colônias" a virem ser moradas de humanidades, berços de Mônadas que ali evoluirão.
Como vêm, e os leitores interessados devem compulsar o livro indicado, os trechos referidos acima, oriundos de uma fonte digna de crédito, não deixam margem de dúvida de que no cosmo não há um BUUUUM aleatório, e muito menos efeitos de um acaso que deram origem ao que nossos olhos contemplam. Mas sim um determinismo, um planejamento cujas razões ainda fogem ao nosso conhecimento.
- - - / / / - - -
Neste ponto de nossa narrativa abrimos um parêntese para advertir sobre o seguinte: A linguagem que estamos usando para historiar o feito é inteiramente montada sobre figurações. Para essas figurações tomamos por analogia as formas de decisões e providências comuns às que o homem da Terra está acostumado a vivenciar. Estamos usando desse recurso para mais fácil compreensão. De outra forma, se usássemos só da linguagem metafísica dos textos de que nosso resumo se origina, teríamos que alongar exaustivamente toda a narração, com a descrição dos significados correspondentes. Assim, optamos por essa maneira simplória de descrever, mas que, contudo, em si, encerra a descrição de um solene ato transformativo no universo.
Portanto, por favor, não tomem as nossas palavras ao pé da letra, mas esforcem-se para nelas enxergar uma verdade que vai se tornando inegável à medida que o Homem avança em sua evolução, e os recursos tecnológicos vão proporcionando maior alcance do conhecimento, tais como os satélites espaciais que enviam às bases terrestres informações e fotografias que revelam um universo rico em vida muito além do que se pôde imaginar até agora.
Além disso, para as dúvidas maiores, aconselhamos consultar as obras indicadas na bibliografia. Voltemos ao nosso estudo.
- - - / / / - - -
Dizíamos que, após a determinação da região galáctica a ser ocupada, os excelsos dirigentes escolhem os elementos que irão dar direção e cumprimento a tão estupefaciente planejamento. Convocam tais elementos e lhes participam as orientações gerais: Criar um novo sistema planetário na região "A" da Via Láctea, de forma a que este venha a possuir as seguintes características....... e descrevem-lhes toda a ideação.
Com essa convocação dá-se por formada a cúpula da Comunidade de Espíritos Puros que irá dirigir os destinos do futuro sistema.
Ilustrativamente, e apenas para corroborar com a nossa compreensão, fizemos representar essa cúpula administrativa conforme a figura 02C que é vista abaixo.
Ao elemento Maior de todo o conjunto as escrituras hindus denominam de o Primeiro Logos. Ao elemento seguinte e diretamente subordinado ao anterior, chamam-no de o Segundo Logos. Ao outro elemento dão o nome de Terceiro Logos, que, por sua vez, também se acha diretamente subordinado ao Primeiro Logos. (A Doutrina Secreta, volume II, páginas 280 e 282)
A função primordial de cada um deles e:
1º Logos - O Criador-Transformador - Aquele cujos poderes faz a energia primordial transmutar-se em incontáveis outras. Estas virão a ser o substrato dos futuros mundos. Além dessa especificação, pelo uso de seus poderes separam-se da energia primordial os quantuns que se tornarão as centelhas de vida. Ou, falando mais claro, que se tornarão os futuros espíritos. (Vejam figura 04C apostila 04).
2º Logos - O Vivificador - Aquele que tomando sob seus cuidados as partições quânticas da matéria primordial citada acima, vivifica-ás. Transmite-lhes de si o alento da vida. Acorda-ás, para que desse instante em diante tornem-se "Vivas". Vivas no sentido do que entendemos por vida do espírito. Portanto, a partir desse ato elas se tornam as Mônadas de Consciências. Os Eus futuros. André Luiz, espírito, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier, as denomina de Crisálidas de Consciências.
3º Logos - O Materializador - Aquele que tomando das demais frações da energia transformada pelo 1º Logos, materializa-as. Condensando-as de forma adequada faz surgir os diferentes aglomerados de átomos que serão as respectivas matérias tangíveis dos diferentes planos para as existências manifestas das Mônadas.
Para a consecução das providências iniciais descritas acima, bem como as que se seguiram, e as que até hoje são tomadas, os três dirigentes maiores arregimentam a colossal equipe que os auxiliará na realização dos planos.
Descrevendo esse maravilhoso evento, Emmanuel, espírito, pela psicografia do inimitável médium Francisco Cândido Xavier, à página 17 do livro A Caminho da Luz, editado pela Federação Espírita Brasileira, informa da existência de uma comunidade de "Espíritos Puros" a regerem a vida das "coletividades planetárias". Esta é outra fonte de fidedigna confiança, a que o leitor deve pesquisar.
Prosseguindo, podemos dizer que está formado o magnificente grupo de seres excelsos que doravante farão surgir na Via Láctea, e o dirigirão, o novo conjunto de planetas. O nosso sistema Solar.
Iniciam, pois, tão prazenteira e gigantesca tarefa. Prazenteira, porque, imaginamos nós, é fenomenalmente fantástica a criação de sistemas de mundos. Se pequenos aqui nesta vida nos sentimos felizes quando criamos alguma coisa boa, imaginemos, então, quão grandiosa deve ser a sublime emoção de ver MUNDOS se formando ! E gigantesca porque essa obra além de imensurável, fisicamente para nós, demanda milhões e milhões de séculos de planejamento, ação de execução e administração de sua existência. Naturalmente estamos falando em termos de tempo terrestre.
E sobre essa complexidade, é bom lembrar que num sistema planetário não é só a criação dos globos do sistema físico. Paralelamente, e interpenetrando-se, também são criados os globos dos demais planos de existência, a que nos referiremos a partir da apostila 03. Só por esta citação, sem descer a detalhes, podemos imaginar a enorme complexidade de transformações para todo o sistema atingir o ponto onde se encontra.
E Eles, os grandes Mestres, nos dizem que estamos só a meio caminho...
Mas retomemos a narrativa. A comunidade de Espíritos Puros dirige-se para a região "Z". (Ver figura 02B)
Como primeira ação o 1º Logos delimita, com sua aura, o espaço a ser ocupado pelo novo sistema. No uso de seus poderes inicia o transformismo da matéria primordial, adequando-a às mais diferentes variedades, (ver figura 01A, apostila 01), afim de proporcionar a formação dos diferentes planos de vida a coexistirem no novo sistema.
A figura a seguir, 02D, folha 4, representa parte da Via Láctea onde são vistos alguns sistemas planetários já existentes à época em que o sistema solar, onde se situa nossa Terra, tinha o início de sua formação.
Também é vista a delimitação da região que chamamos de "Z", a ser ocupada pelo novo sistema planetário. O nosso atual sistema.
As eras se sucedem, e a obra da criação de um novo sistema solar prossegue.

Bibliografia:
Autor - Título - Editora

Allan Kardec - A Gênese - páginas 111, 117, 118 à 140 da 19ª edição - Federação Espírita Brasileira
Allan Kardec - O Livro dos Espíritos - 1º Livro, caps. 2, 3 e 4 - 2º Livro cap. 1 - Livraria Allan Kardec Editora
André Luiz/Francisco C. Xavier - Ação e Reação - página 87 - Federação Espírita Brasileira
André Luiz/Francisco C. Xavier - Evolução em Dois mundos - Federação Espírita Brasileira
André Luiz/Francisco C. Xavier - Obreiros da Vida Eterna - páginas 50 e 51 - Federação Espírita Brasileira
Arthur E. Powell - O Sistema Solar - Editora Pensamento
Arthur E. Powell - O Corpo Causal e o Ego - Editora Pensamento
Charles W. Leadbeater- A Clarividência - página 51 - Editora Pensamento
Charles W. Leadbeater - A Mônada - Editora Pensamento
Edgar Armond - Os Exilados da Capela - Editora Aliança
Emmanuel/Francisco C. Xavier - A Caminho da Luz - Federação Espírita Brasileira
Erich von Daniken - O dia em que os Deuses Chegaram - Editora Melhoramentos
E. Norman Pearson - O Espaço, o Tempo e o Eu - Edição do Autor
Helena Petrovna Blavatsky - A Doutrina Secreta - Volumes I ao VI - Editora Pensamento
Itzhak Bentov - À Espreita do Pêndulo Cósmico - Editora Cultrix/Pensamento
Pietro Ubaldi - A Grande Síntese - Livraria Allan Kardec Editora
Ramatis/Hercílio Maes - Mensagens do Astral - Livraria Freitas Bastos
Zecharia Sitchim - O 12º Planeta - Editora Best Seller
Yvonne A. Pereira - Devassando o Invisível - Federação Espírita Brasileira
Zecharia Sitchim - O Código Cósmico - Editora Best Seller

Apostila escrita por
LUIZ ANTONIO BRASIL
Maio de 1996
Revisão Janeiro de 2005